IMPRENSA SURDA
Mulheres Surdas
Neste mês de grande importância, as vozes das mulheres surdas ressoam com determinação e firmeza, reivindicando seus direitos e dignidade. É o momento de reconhecer e apreciar a força e coragem das mulheres surdas, de escutar suas necessidades e assegurar que sejam respeitadas em todas as áreas de suas vidas. O respeito é um direito fundamental e, juntas, podemos construir um futuro mais igualitário e inclusivo para todas. #juntasporigualdade #respeitoetodolugar #vozesdasmulheressurdas
Setembro Surdo
4 episódios abordando os direitos da comunidade surda.
Dia 21 de outubro a Imprensa Jovem + Imprensa Jovem Surda do CIEJA PERUS participou da linda e emocionante cerimônia de homenagem a Maurício de Sousa feita pela UNESCO Brasil por meio da Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio devido a sua contribuição ao incentivo à leitura de gerações brasileiras.
HOMENAGEM A MAURICIO DE SOUSA
IMPRENSA SURDA
NESTA EDIÇÃO VAMOS FALAR DA PREMIAÇÃO DO OSCAR 2022 E DA GRANDE CONQUISTA DA COMUNIDADE SURDA E A ENTREVISTA QUE FIZEMOS COM AS MULHERES SURDAS DE NOSSA ESCOLA, CONTEMPLANDO O TEMA DE ESTUDO DO SEMESTRE: MULHERES REAIS
A segunda reportagem da agência de notícias IMPRENSA SURDA aborda o ator surdo Troy Kotsur, que ganhou o Oscar de melhor ator coadjuvante no filme ‘No ritmo do coração’. Foram realizadas cinco reuniões durante os meses de maio e junho para fazer a matéria. As estudantes acompanharam o Oscar 2022, assistiram ao filme e relacionaram suas histórias pessoais com a história do filme. Participaram os estudantes repórteres: Bruno Pinho, Janete Leila de Matos Ygima, Matheus Sousa Pereira, Michele Mota Torres, Rosinaide Francisca de Souza, Marly Ferreira Lopes e a educadora Voluntária Vitória Lopes Porto Justa.
O Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos (CIEJA) Perus I está desenvolvendo uma ação pioneira dentro do Programa Agência de Notícias Imprensa Jovem – Rádio e TV CIEJA Perus I, que ocorre desde 2017. Neste ano, eles criaram o projeto ‘Imprensa Surda’ para dar oportunidade aos estudantes com deficiências de participarem da produção de conteúdos midiáticos na escola.O projeto tem como objetivo principal articular mídia e educação e possibilitar a produção audiovisual no ambiente escolar incluindo os estudantes com deficiências, em especial estudantes surdos, na criação de produtos para mídia social com acessibilidade em Libras, o que também estimula o desenvolvimento da competência leitora e escritora e das expressões comunicativas dos estudantes. Em julho a pauta será a cobertura jornalística da Bienal do Livro 2022 e o lançamento da primeira personagem surda em HQ, criada por Maurício de Sousa.O coordenador do Núcleo de Educomunicação, Carlos Lima, disse que essa é uma iniciativa inédita para a Educação de Jovens e Adultos e também é uma inspiração. “Promover a inclusão é uma das premissas dos projetos de Educomunicação. A iniciativa oferece inclusão social e pedagógica para os estudantes, potencializando a autoestima e oferecendo espaço expressão comunicativa “, comentou. A estudante Janete Leila de Matos Ygima, 53 anos, do 3º Módulo-A, diz que o projeto está “bem legal” e que tem gostado muito “porque mostra o uso da Libras para todas as pessoas.” “Para os surdos ajuda muito, pois falta janela de intérprete na maioria dos jornais da TV, dificultando a informação para nossa comunidade”. Janete é surda e foi repórter na primeira matéria que a equipe do ‘Imprensa Surda’ produziu. Já o estudante Matheus Sousa Pereira, 29 anos, do 3º Módulo-G, autista, conta que o projeto é muito interessante e legal, pois integra estudantes com deficiências diferentes, como surdez, Síndrome de Down e autismo.
Texto adaptado do site da SME no dia 13 de Maio de 2022. Autoria de Rafaela e da estagiária Virgínia.
A primeira cobertura jornalística do Núcleo ‘Imprensa Surda’ foi a da eleição do Grêmio Estudantil que aconteceu no CIEJA em abril deste ano. Para realizar a reportagem de cobertura sobre o dia da eleição, a edição e a interpretação em Libras aconteceram quatro encontros de organização.
IMPRENSA SURDA PRESENTE NO YouTube CONEXÕES - UM DIÁLOGO SOBRE EDUCAÇÃO DIGITAL
TERCEIRA REPORTAGEM DA IMPRENSA SURDA
Nesta edição apresentamos a visita a 26ª BIENAL do Livro de São Paulo, que aconteceu na primeira semana de julho. A Imprensa Surda teve a oportunidade de visitar o stand da SME e do Núcleo EDUCOM, além de percorrer diferentes espaços que estavam incríveis, encontrar autores conhecidos e entrevistar o Coordenador do Núcleo de EDUCOMUNICAÇÃO Carlos Lima e a intérprete Aline Ambrósio .
A Bienal é um espaço de estímulo e incentivo a Leitura para a multiplicação e manutenção de LEITORES. Pensando no ato de LER o CIEJA PERUS, está com uma nova AÇÃO de incentivo a Leitura, a disponibilização de diferentes livros, nos espaços coletivo e nas salas de aula. A Imprensa Surda teve a oportunidade de entrevistar os idealizadores do Projeto.
Participaram os estudantes repórteres: Bruno Pinho, Janete Leila de Matos Ygima, Matheus Sousa Pereira, Michele Mota Torres, Rosinaide Francisca de , Marly Ferreira Lopes e a educadora Voluntária Vit ória Lopes Porto Justa.