Publicações
Conheça as publicações dos estudantes do CIEJA PERUS, resultado das oficinas de leitura e escrita. Os alunos desse centro de educação de jovens e adultos têm se dedicado ao desenvolvimento de suas habilidades de leitura e escrita por meio de oficinas criativas e dinâmicas. E agora, com muito orgulho, apresentamos as publicações resultantes desse processo. São histórias, poesias, crônicas e outros gêneros jornalísticos produzidos com muita dedicação e empenho pelos estudantes. Cada texto revela um pouco da singularidade de cada aluno, de suas vivências e perspectivas de mundo. Essas publicações são um verdadeiro tesouro, um registro da força e da superação desses estudantes, que encontraram na educação uma oportunidade de transformação e crescimento pessoal. Venha conhecer e se encantar com os textos dos estudantes do CIEJA PERUS!
Projetos Acadêmicos
Aqui você pode baixar as Publicações sobre o CIEJA Perus 1 de universidades brasileiras e estrangeiras.


EDUCAÇÃO DIALÓGICA E DEMOCRÁTICA NO CENTRO INTEGRADO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS CIEJA PERUS I
Estudos acadêmicos sobre o CIEJA Perus e universidades.


São Paulo, cidade da "diversidade" e do "acolhimento"? Representações das migrações contemporâneas, polofonias urbanas e fábrica dos imaginários territoriais.
Laure Guillot Farneti


RÁDIO E TV CIEJA PERUS I: INCLUSÃO E CIDADANIA COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA EM EDUCOMUNICAÇÃO.
Artigos e pesquisas sobre trabalhos acadêmicos publicados.
Publicações Recentes
Imprensa Surda: Um novo olhar para a mídia e para si mesmo.
O trabalho intitulado "Imprensa Surda: Um novo olhar para a mídia e para si mesmo" foi APROVADO no evento X Encontro Brasileiro de Educomunicação
Título: Imprensa Surda: Um novo olhar para a mídia e para si mesmo
Número: 933339
Data de Submissão: 30/08/2024
Modalidade: Resumo expandido
Área Temática: 03. Mediação tecnológica na educação
Autores: Rossini de Araujo Castro,Guimarães, A.,Marcela Fontao Nogueira,Rosilda Dos Santos,Souza, W


BINGO MATEMÁTICO
Atividade Matemática “Bingo Matemático”
Movidas pela emoção da curiosidade é que iniciamos a proposta de narrar nossa
prática em aprender e ensinar matemática por meio do Bingo.
Tudo começa quando na atividade de acolhimento para o início das aulas pensamos
em elaborar um bingo, por ser um jogo que as/os estudantes do CIEJA gostam e já
dominavam as regras. O bingo na nossa cultura é emocionante e cheio de expectativas,
faltava inserir a matemática como elemento de diversão e surge a ideia de aliar a matemática
com o bingo.
O Bingo Matemático foi um importante instrumento cultural para promover
interações, elos de aprendizagens e relações emocionais com a comunidade e o ambiente
educacional. Nesse sentido trazer o Bingo Matemático para a Educação de Jovens e Adultos
no contexto de acolhimento contribuiu para conhecermos quais relações os estudantes
construíram com a matemática em sua trajetória de vida , assim como, oferecer meios de
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romper com padrões de medo e insegurança que os mesmos carregam em relação à
matemática.
Durante o Bingo alguns depoimentos surgiram, tais como:
“Começou já na matemática! Oh Deus, assim ninguém ganha”!
“Ai, Matemática não”!
“Professora, sou bom nisso”!
Diante dessa realidade, surgiu a oportunidade de intervenção e trazer para o momento
do Bingo uma perspectiva outra sobre a matemática, aquela em que o conhecimento
matemático acontece de maneira descontraída, prazerosa e com o apoio das professoras e
dos colegas. Também mobilizando a atenção, a observação e o raciocínio dos estudantes.
O Bingo iniciou com a entrega de uma cartela para cada estudante, junto com ela
uma tabela contendo as tabuadas. Com o material em mãos, as regras são explicadas. A
professora junto com a turma observa a cartela e conversa sobre as linhas horizontais e
verticais, o quadrado em que está a palavra "free" e o que ela significa no bingo, levando em
consideração que é uma palavra de língua inglesa. Os estudantes acordam que o mais
importante é realizar as operações de forma autônoma.
Uma professora começa a cantar o bingo, enquanto isso outra professora anota as
operações na lousa, ainda sem o resultado. Depois de três contas sorteadas o resultado
começa a ser colocado na lousa com ajuda dos estudantes que começam a verbalizar a
maneira como alcançaram os resultados.
É muito comum os alunos falarem os resultados enquanto as operações são faladas e
isso dá muita graça ao jogo, porque a cooperação e empolgação deles pela resolução é o mais
importante para todos os participantes.
Depois que algumas contas são sorteadas, descobrimos um "azarão", ou seja, a pessoa
que não marcou nenhum número na sua cartela. O estudante considerado “azarão” é o
primeiro contemplado com um bis (chocolate).
O bingo continua até que um estudante complete uma linha, quando isso acontece, o
jogo é parado, os números são conferidos e, se tudo estiver correto, o estudante é "O mais
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novo ganhador de um bis”. Esse estudante só ganhará novamente quando conseguir
completar a cartela cheia.
Prosseguimos com muitas paradas, pois os estudantes constantemente conseguem
completar as linhas e todas as vezes que isso acontece são conferidos os números. Isso ocorre
para que os alunos consigam se apropriar da sequência numérica, revisar as operações, suas
resoluções, os números que deixaram passar, entre outras coisas.
O bingo termina quando um aluno consegue completar a cartela cheia. Até o
momento do fim da atividade, certamente todos os estudantes já receberam um bis, assim
não existe quem deixou de ganhar.
É importante ressaltar que as professoras frequentemente dão dicas sobre as
operações, principalmente quando percebe que está difícil para o grupo, elas rapidamente
explicam algo da equação, deixando mais acessível a todos os alunos.
O bingo matemático tornou-se um evento esperado pelos estudantes e professores.
Ganhar um chocolate bis, ser compensado pelo “azarão” e resolver as operações do bingo
virou um momento de acolhimento coletivo, compartilhamento de saberes, felicidade e
curiosidade...
CIEJA PERUS I NA MÍDIA
CIEJA Perus combate fake news e desinformação por meio de ações educomunicativas
Divulgação de conhecimento científico incentiva boas práticas durante a pandemia de Covid-19
Publicado em: 14/09/2021 14h11 | Atualizado em: 14/09/2021 veja a reportagem completa clicando no link https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/noticias/cieja-perus-combate-fake-news-e-desinformacao-por-meio-de-acoes-educomunicativas/


Estudantes surdos produzem reportagens em vídeo em Libras pelo Imprensa Jovem no CIEJA Perus I.
Próxima pauta do projeto 'Imprensa Surda' será sobre o ator surdo Troy Kotsur, que ganhou o Oscar de melhor ator coadjuvante no filme 'No ritmo do coração'. Publicado em: 13/05/2022 12h03 |
Atualizado em: 16/05/2022. Leia a reportagem completa clicando no link:

