Projeto Memórias em Pauta publica revista e livro escritos por estudantes do CIEJA Perus
Matéria produzida pela equipe Imprensa Jovem + CIEJA Perus Publicado em: 18/12/2018 12h49 | Atualizado em: 30/11/2020
Aluna repórter Michele Ferreira Rangel recebe certificado e a revista Memórias em Pauta.
Matéria produzida pela equipe Imprensa Jovem + CIEJA Perus.
Publicado em: 18/12/2018 12h49 | Atualizado em: 30/11/2020
No dia 6 de dezembro, no Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos Perus I, foi feito o lançamento da primeira edição da Revista Memórias em Pauta, com entrega de Certificados aos estudantes que participaram da Oficina de Radiojornalismo. A Oficina, iniciada em 2016, este ano ganhou novas contribuições de estudantes e professores com o projeto da revista Memórias em Pauta, visando um trabalho colaborativo e significativo.
O projeto da revista, composta por 19 textos escritos pelos estudantes da Oficina, parte do resgate das histórias de vida, identidade e memória para, a partir daí, a realização de propostas de reportagens no território de Perus. A primeira parte do projeto envolveu a escuta atenta dos estudantes, pesquisa de fotos e histórias de vida, registradas em revista e livro, do tempo de infância de nossos estudantes, das dificuldades na terra natal, da migração, da luta por moradia, saúde e educação, entre outras histórias.
Esta Oficina de Radiojornalismo já passou por diferentes etapas desde sua criação em 2016. Inicialmente criou-se a Rádio Whatsapp, alimentando o site Imprensa Jovem Mais. Em 2017, os estudantes realizaram reportagens internas, principalmente com o objetivo de fazer os programas de rádio com informações sobre os eventos do CIEJA Perus I. Em 2018, a Oficina ganhou novas contribuições e formatos, inclusive com a introdução do telejornalismo, que estimulou o projeto da revista Memórias em Pauta.
Clique aqui (Link para um novo sítio) e conheça a revista Memórias em Pauta
“Os estudantes se envolveram profundamente com a escrita de suas histórias, superando as expectativas iniciais de textos curtos, e passaram a escrever relatos mais longos e completos”, explica o Professor Rossini Castro e, como exemplo, cita os registros da aluna repórter Gicélia Pires da Silva, que resultaram no lançamento de um livro intitulado “Viver e Resistir”
Clique aqui (Link para um novo sítio) e acesse o livro Viver e Resistir.
Professores responsáveis:
Adriana das Graças, Ceciana de Melo e Rossini Castro.
Aluna repórter Gicélia Pires da Silva autografado seu livroEscreva seu texto aqui...
Lançamento do Livro “Viver e Resistir” da aluna repórter Gicélia Pires da Silva no CIEJA PERUS I..